Whatsapp

Redirecionamento de urls após modificação do link permanente no WordPress

Após modificação do link permanente do WordPress foi necessário modificar as rotas de todas as urls antigas para o novo padrão, evitando o erro 400 e a queda no Rank dos sites de busca.

Modificação do Permanente Link: /%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/ para /%postname%/

Como os sites de busca possuem as antigas urls indexadas, precisamos redirecioná-las. Para automatizar esse processo, utilizaremos o plugin Redirection que é gratuito e possui vários recursos. Também poderíamos fazer esse processo no .htaccess (com rewriterule do mod_rewrite no Apache), mas teríamos mais trabalho.

Na antiga estrutura a url possui data (/%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/) e na nova não (/%postname%/), sendo assim, iremos migrar de “www.meusite.com.br/2021/05/15/meupost” para “www.meusite.com.br/meupost”.

No Redirection podemos criar uma Regex na Aba Redirecionamentos com os seguintes dados: ^/\d{4}/\d{2}/\d{2}/(.*) => /$1.

Com a opção regex
Resultado do Regex nos dois padrões de data

Existe também uma opção mais rápida e fácil: O plugin possui a seção Permalink Migration que permite inserir a estrutura do link permanente antigo e o redirecionamento será executado automaticamente.

Assim poderemos evitar transtornos com sites de buscas e a perda de visitantes.