Qual a importância de ter um site para sua empresa
No mundo digital, ninguém questiona a importância de ter um site para o sucesso de um negócio. Independentemente do segmento ou do tamanho da sua empresa, uma página na web é a presença mínima que uma organização deve apresentar para garantir a sua credibilidade. Você conhece alguma marca bem-sucedida que não invista no online?
A internet vem mudando o comportamento de consumo das pessoas. Por exemplo, se antes você quisesse saber mais sobre um produto/serviço, precisaria ir até uma loja.
Hoje, porém, basta acessar o conteúdo de sites, blogs, fóruns e redes sociais para ler recomendações e comparar preços. Como era de se esperar, tais transformações alteram também a jornada de compra do cliente.
O que muda na jornada de compra?
A jornada de compra é o mapeamento das etapas que um consumidor atravessa até concluir a aquisição de um produto/serviço. E, como já comentamos, a internet modifica isso. Vejamos:
- No modelo tradicional, o primeiro momento da verdade (em inglês, First Moment of Truth — FMOT) é aquele em que o indivíduo está em frente à prateleira e vai decidir o que levar.
- Já o segundo momento da verdade (em inglês, Second Moment of Truth — SMOT) ocorre quando ele consome o produto, vê se ficou satisfeito e decide se vai voltar a comprá-lo.
- No novo modelo, antes do FMOT no ponto de venda, o potencial cliente já pesquisou bastante na web sobre o que deseja adquirir. Essa etapa foi batizada pelo Google como o momento zero da verdade (em inglês, Zero Moment of Truth — ZMOT). Assim, na hora da compra, a pessoa praticamente já tomou a sua decisão.
Qual é a consequência disso para o marketing? O consumidor deixa de ter uma postura passiva e passa a buscar as informações que lhe interessam nos canais em que confia.
E, claro, a sua empresa precisa dialogar com ele durante o ZMOT. Uma boa dica de leitura é o livro “ZMOT: Conquistando o momento zero da verdade”, que está disponível para download gratuito.
Quais são as vantagens de ter um site?
Aumenta a visibilidade
Se as pessoas querem ter a independência de pesquisar por conta própria, ofereça um site que tenha informações atualizadas.
É muito útil ter um blog que sirva como ponto de contato entre a sua empresa e os seus potenciais clientes. Com a produção periódica de conteúdo relevante em texto ou em vídeo, você é capaz de educá-los sobre o assunto do seu negócio, além de construir autoridade na sua área de atuação.
Também é importante ficar de olho em como está o ranqueamento da sua página nos motores de busca. O SEO (em inglês, Search Engine Optimization) é justamente a sua otimização e envolve fatores on page como o Marketing de Conteúdo e off page como o link building.
Afinal, uma marca conhecida no ambiente online inspira mais confiança, o que é um fator decisivo na hora da decisão de compra.
Gera mais conversões
Um site que proporciona uma boa experiência do usuário (em inglês, User Experience — UX) ajuda a converter os visitantes em leads e, em seguida, em clientes. Apesar de não ser um campo novo no Design, o UX tem conquistado mais espaço com o boom dos dispositivos móveis.
Como conjunto de experiências e emoções que um usuário vivencia ao navegar na sua página, ele conta muito no momento de escolher que produto/serviço adquirir.
Uma experiência ruim prejudica a credibilidade do negócio. Por outro lado, consumidores satisfeitos costumam compartilhar suas opiniões nas redes sociais, o que leva ao famoso boca a boca.
Não se esqueça de investir em templates responsivos, que se adaptam ao tamanho da tela em que são exibidos. Com o aumento do número de tablets e smartphones, não há mais como ter certeza de onde o seu potencial cliente vai acessar o seu site, concorda?
Para você ter uma ideia, os celulares têm se consolidado como o principal meio de conexão à internet dos brasileiros. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Serve como alternativa à publicidade tradicional
A televisão, o rádio e os meios impressos exigem investimentos financeiros maiores, tanto para a criação de uma peça quanto para a sua veiculação.
Com o serviço de anúncios pagos do Google, por exemplo, você pode elevar a exposição da sua empresa nos resultados dos motores de pesquisa e na Rede de Display. O anunciante paga apenas quando a publicidade é clicada e não há um valor mínimo exigido para a criação da campanha.
Já com o Facebook Ads, você consegue segmentar suas mensagens para públicos específicos segundo critérios demográficos e comportamentais. Também é possível determinar um orçamento diário a ser investido, assim como o formato da propaganda e o local da sua veiculação.
De acordo com um estudo do Ipsos Connect, mais de 3 milhões de empresas anunciam no Facebook, sendo que a maioria delas é de pequeno e médio porte.
Permite a mensuração do desempenho
Você sabia que o grande diferencial do meio digital em comparação ao marketing tradicional é a facilidade de monitoramento do desempenho em tempo real? E a principal ferramenta do mercado para isso é gratuita, o Google Analytics (GA).
Ele fornece uma infinidade de métricas em tempo real sobre o tráfego nas suas páginas, o que ajuda bastante na compreensão do comportamento de navegação dos visitantes. Com base nessas informações, fica mais fácil convertê-los.
Sem dúvida, saber avaliar o desempenho das suas campanhas faz muita diferença para a sua otimização. Em tempos de crise econômica, isso ganha ainda mais relevância, acredite.
Se você chegou até aqui, já deve estar convencido da importância de ter um site. Em um mercado concorrido, investir em sua presença online não é um luxo, mas uma necessidade. Então, não perca tempo. Caso precise de ajuda, procure uma equipe experiente no assunto!
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