Redirecionamento de urls após modificação do link permanente no Wordpress

Tecnologia como Arte

Redirecionamento de urls após modificação do link permanente no WordPress

Após modificação do link permanente do WordPress foi necessário modificar as rotas de todas as urls antigas para o novo padrão, evitando o erro 400 e a queda no Rank dos sites de busca.

Modificação do Permanente Link: /%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/ para /%postname%/

Como os sites de busca possuem as antigas urls indexadas, precisamos redirecioná-las. Para automatizar esse processo, utilizaremos o plugin Redirection que é gratuito e possui vários recursos. Também poderíamos fazer esse processo no .htaccess (com rewriterule do mod_rewrite no Apache), mas teríamos mais trabalho.

Na antiga estrutura a url possui data (/%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/) e na nova não (/%postname%/), sendo assim, iremos migrar de “www.meusite.com.br/2021/05/15/meupost” para “www.meusite.com.br/meupost”.

No Redirection podemos criar uma Regex na Aba Redirecionamentos com os seguintes dados: ^/\d{4}/\d{2}/\d{2}/(.*) => /$1.

Com a opção regex
Resultado do Regex nos dois padrões de data

Existe também uma opção mais rápida e fácil: O plugin possui a seção Permalink Migration que permite inserir a estrutura do link permanente antigo e o redirecionamento será executado automaticamente.

Assim poderemos evitar transtornos com sites de buscas e a perda de visitantes.